A escalada é uma prática (desportiva) que utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e que tem como objectivo, exigir o máximo de força, concentração, técnica, coragem e adrenalina, juntamente com a força do atleta.
Para quem pensa que esta actividade se resume a "homens-aranha" que sobem a grandes arranha-céus por esse mundo, está enganado. A escalada é muito mais importante que isso e quem pratica, quer antes de tudo, desenvolver uma actividade que irá livrá-los do stress do dia-a-dia. O praticante de escalada deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos, não importando se está numa montanha, numa parede rochosa ou na parede de um Ginásio.
É fundamental que seja usado o equipamento adequado e que a escalada seja realizada apenas e só sob supervisão de profissionais e/ou pessoas experientes.
Sendo um desporto bastante saudável, não oferece riscos se praticado com responsabilidade. Torna-se bastante perigoso se os devidos cuidados não forem tomados. Para a prevenção de dores que podem ocorrer, principalmente, nos ombros e nos cotovelos é bom que se faça uma boa série de alongamentos antes da escalada.
O uso de luvas é essencial, pois as mãos e os dedos são muito utilizados na escalada.